Dica importante
O eNotas Gateway emite de forma 100% automática nesta prefeitura!

Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
Se você precisa emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) no Rio de Janeiro (RJ), tanto pelo site manualmente quanto via integração, é necessário acessar o site da prefeitura e fazer um cadastro.
Vale ressaltar que cada prefeitura funciona de uma maneira e não há padrão de emissão de NFS-e. Portanto, elas podem solicitar as informações que considerarem necessárias.
Para te ajudar, criamos esse post que vai explicar como fazer essa emissão de forma 100% automática. Confira!
Emissão da NFS-e em Rio de Janeiro pelo site da prefeitura
Para emitir a sua Nota Carioca, acompanhe as informações a seguir:
1. Acesse o site da Nota Carioca e clique em “Não possui senha?”.
2. Informe os dados solicitados no cadastros para gerar a sua senha do sistema automaticamente. No caso de Pessoa Jurídica, é necessário utilizar um certificado digital.
3. Com o login e senha em mãos, entre no sistema de NF-e novamente e digite esses dados.
4. Em seguida, informe os dados necessário e comece a emitir a sua nota fiscal de serviço no Rio de Janeiro.
5. Para cada NFS-e, será preciso preencher todas as informações manualmente. Esse procedimento deverá ser feito para cada nota fiscal que você for emitir.
6. Nesse caso, você pode fazer a emissão manual em um software de NFS-e, que permite que você copie as notas fiscais geradas todo mês e as envie por email para os clientes com 2 cliques.
Emissão da NFS-e no Rio de Janeiro de maneira 100% automática
Se você quer automatizar a emissão de NFS-e no Rio de Janeiro a partir de um sistema de gestão (ERP) ou qualquer outro, existem basicamente duas formas: uma maneira inteligente e outra trabalhosa e menos eficiente.
Veja qual faz mais sentido pra você!
1.Utilizar uma simples API REST unificada para emitir nota fiscal no Rio de Janeiro facilmente
Você precisa emitir a nota fiscal eletrônica de serviço no Rio de Janeiro de forma automática e/ou integrada a algum sistema de gestão?
O eNotas Gateway oferece um canal único de comunicação 100% automático com centenas de prefeituras e Sefaz, inclusive no Rio de Janeiro, via uma API de NFS-e.
Assim, você emite a NFS-e automaticamente sem precisar conhecer as particularidades exigidas pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Com sua simples API REST (webservice /JSON/XML), a mesma integração serve tanto para o Rio de Janeiro quanto para qualquer outro município integrado.
Benefícios:
- Você tem tempo para focar no seu negócio, já que não precisa ser especialista em NFS-e, ABRASF, Nota Control ISSNet, DSF, Ginfes, etc.
- Emissão 100% automática em qualquer prefeitura, inclusive no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e várias outras.
- A plataforma absorve as instabilidades da prefeitura (ou Sefaz). Portanto, se o sistema do Rio de Janeiro ficar instável, você nem fica sabendo.
- A mesma integração funciona em centenas de outras prefeituras sem adaptação nenhuma.
2. Estudar como o Rio de Janeiro oferece a NFS-e e implementá-la
Para emitir a NFS-e no Rio de Janeiro via integração por conta própria, você precisa analisar o sistema municipal e entender cada detalhe.
Você deve ler as documentações e compreender como funciona o sistema do Rio de Janeiro para saber se ele disponibiliza webservice e como ele atua.
Link da NFS-e:
https://notacarioca.rio.gov.br/manuais.aspx
Vá em “Manuais de Utilização do Web Service” e baixe os arquivos.
Atenção: seguindo essa configuração, a integração funcionará apenas no Rio de Janeiro. Se você precisar emitir NFS-e em outras cidades, terá que fazer esse mesmo processo em cada uma delas.
Além disso, é bem comum que os sites das prefeituras e o sistema da Sefaz fiquem instáveis e até saiam do ar. Então, você teria que tentar diversas vezes acessar os sistemas até conseguir emitir as suas notas fiscais.
Regulamentação da Nota Carioca
No site da prefeitura do Rio de Janeiro você encontra toda a legislação e documentos necessários para emitir a sua nota fiscal de serviço.
Mais informações sobre a Nota Carioca
O programa Nota Carioca busca estimular os prestadores de serviço e emitirem a NFS-e, pois terão os seguintes benefícios:
- Reduz os custos de impressão e de armazenagem da NFS-e;
- Dispensa de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais – AIDF para a NFS-e;
- Gera maior eficiência no controle gerencial de emissão de NFS-e;
- Dispensa de escrituração dos livros Registro de Apuração do ISS – modelo 3 e Registro de Apuração do ISS para a Construção Civil (RAPIS) – modelo 5;
- Dispensa da apresentação da Declaração de Informações Econômico –fiscais (DIEF).
Quer parar de se preocupar com a emissão de NFS-e no Rio de Janeiro? Então, baixe agora mesmo o nosso Guia Prático: 7 pontos cruciais que você precisa saber para emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) em nível nacional!