Como emitir NFS-e na prefeitura de São Paulo?

20 de outubro de 2017

Se você precisa emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) em São Paulo (SP), tanto pelo site manualmente quanto via integração, é necessário acessar o site da Nota do Milhão e fazer um cadastro.

Dica importante

O eNotas Gateway emite de forma automática até mesmo sem certificado digital nesta prefeitura!

Como emitir NFS-e em São Paulo

Vale ressaltar que cada prefeitura funciona de uma maneira e não há padrão de emissão de NFS-e. Portanto, elas podem solicitar  as informações que considerarem necessárias.

Atualmente, já existem sistemas que fazem a emissão da nota fiscal de serviço sem certificado digital em São Paulo.

Para te ajudar, criamos esse post que vai explicar como fazer essa emissão de forma 100% automática. Confira!

More...

Emissão da NFS-e em São Paulo pelo site da prefeitura

O programa de nota fiscal da prefeitura de São Paulo é chamado de "Nota do Milhão". Para emitir a sua NFS-e nessa cidade, acompanhe as informações a seguir:

1. Entre no site da Nota do Milhão e clique em "Acessar o sistema". Depois coloque seu CNPJ e vá em "clique aqui" para gerar uma senha.

2. Você será direcionado para a página de solicitação de senha, precisará preencher um formulário e entregar na sede da Prefeitura de São Paulo.

3. Depois que os documentos forem analisados, você receberá uma senha de acesso.

4.  Você também pode acessar o sistema por meio de um certificado digital, porém o eNotas Gateway consegue fazer a emissão de nota fiscal em São Paulo sem essa necessidade. 

5. Ao entrar no sistema, você precisará informar os dados da sua empresa para emitir nota fiscal.

6. Depois de realizar o cadastro, preencha as informações para a emissão da NFS-e.

7. Esse procedimento deverá ser feito para cada nota fiscal que você for emitir. Portanto, o processo é totalmente manual.

8. Nesse caso, você pode fazer a emissão manual em um software de NFS-e, que permite que você copie as notas fiscais geradas todo mês e as envie por email para os clientes com 2 cliques.

Emissão da NFS-e em São Paulo de maneira 100% automática

Se você quer automatizar a emissão de NFS-e em São Paulo a partir de um sistema de gestão (ERP) ou qualquer outro, existem basicamente duas formas: uma maneira inteligente e outra trabalhosa e menos eficiente.

Veja qual faz mais sentido pra você!

1.Utilizar uma simples API REST unificada para emitir nota fiscal em São Paulo facilmente

Você precisa emitir a nota fiscal eletrônica de serviço em São Paulo de forma automática e/ou integrada a algum sistema de gestão?

O eNotas Gateway oferece um canal único de comunicação 100% automático com centenas de prefeituras e Sefaz, inclusive em São Paulo, via uma API de NFS-e inteligente.

Assim, você emite a NFS-e automaticamente sem precisar conhecer as particularidades exigidas pela prefeitura de São Paulo e não precisa utilizar um certificado digital.

Com sua simples API REST (webservice /JSON/XML), a mesma integração serve tanto para São Paulo quanto para qualquer outro município integrado.

Benefícios:

  • Você tem tempo para focar no seu negócio, já que não precisa ser especialista em NFS-e, ABRASF, Nota Control ISSNet, DSF, Ginfes, etc.

  • Emissão 100% automática em qualquer prefeitura, inclusive em São Paulo, São Bernardo do Campo, Valinhos e várias outras.

  • A plataforma absorve as instabilidades da prefeitura (ou Sefaz). Portanto, se o sistema de São Paulo ficar instável, você nem fica sabendo. Importante: em 2017, isso já aconteceu e o site ficou mais de 24 horas fora do ar.

  • A mesma integração funciona em centenas de outras prefeituras sem adaptação nenhuma.

2. Estudar como São Paulo oferece a NFS-e e implementá-la

Para emitir a NFS-e em São Paulo via integração por conta própria, você precisa analisar o sistema municipal e entender cada detalhe.

Você deve ler as documentações e compreender como funciona o sistema de São Paulo para saber se ele disponibiliza webservice e como ele atua.

Link da NFS-e:

http://notadomilhao.prefeitura.sp.gov.br/cidadao/informacoes-gerais/manuais-arquivos/nfe_web_service.pdf/view

Atenção: seguindo essa configuração, a integração funcionará apenas em São Paulo. Se você precisar emitir NFS-e em outras cidades, terá que fazer esse mesmo processo em cada uma delas.

Além disso, é bem comum que os sites das prefeituras e o sistema da Sefaz fiquem instáveis e até saiam do ar. Então, você teria que tentar diversas vezes acessar os sistemas até conseguir emitir as suas notas fiscais.

Regulamentação da Nota do Milhão 

No site da prefeitura de São Paulo você encontra toda a legislação e documentos necessários para emitir a sua nota fiscal de serviço.

Mais informações sobre a Nota do Milhão 

O programa Sua Nota Vale 1 milhão tem como objetivo estimular os cidadãos a solicitarem a nota fiscal de serviço quando contratarem qualquer tipo de serviço em São Paulo, como:

  • Estacionamentos
  • Academias
  • Escolas particulares
  • Lavanderias
  • Creches
  • Colégios
  • Faculdades
  • Cursos de idiomas
  • Construtoras
  • Conserto de eletrodomésticos
  • Cabelereiros
  • Hotéis e motéis
  • Oficinas mecânicas
  • Empresas de vigilância e limpeza

Mensalmente, a prefeitura de São Paulo sorteia R$1 milhão para os cidadãos que solicitarem a NFS-e.

NFC-e em São Paulo

Se você precisar emitir Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica em São Paulo, precisará utilizar o SAT, que possui especificações diferentes da NFC-e comum.

Baixe o Guia Prático SAT Fiscal e entenda mais sobre o assunto:

sat-fiscal-saopaulo

Guia PRÁTICO SAT FISCAL EM SÃO PAULO

Descubra como funciona a contingência de NFC-e em São Paulo e aprenda a integrar e emitir CF-e!

Quer parar de se preocupar com a emissão de NFS-e em São Paulo? Então, baixe agora mesmo o nosso Guia Prático: 7 pontos cruciais que você precisa saber para emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviço (NFS-e) em nível nacional

guia 7 mitos NFS-e

>