A Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento muito importante.
More...
Ela foi criada para otimizar a rotina de trabalho dos empreendedores, substituindo o modelo impresso por uma tecnologia mais moderna e digital. Além de reduzir custos, a NFC-e facilita o controle contábil e permite a legalização do negócio.
Contudo, cada estado tem as suas particularidades e exigências. Isso exige muito cuidado e estudo dos empresários, a fim de evitar qualquer imprevisto. E esse é o caso da emissão de NFC-e em postos de gasolina no Espírito Santo (ES).
Este post vai deixar você poder dentro do assunto, mostrando as datas de obrigatoriedade e as mudanças que estão por vir.

O que é a NFC-e?
O varejo brasileiro ainda utiliza o cupom fiscal e a nota fiscal modelo 2 na hora de autenticar vendas, não é mesmo?
Porém, esses documentos geram dores de cabeça aos seus usuários, pois é preciso ter uma impressora ECF própria para isso. Ademais, é necessário armazenar as notas fiscais em papel — situação que exige muita organização e espaço físico.
Em meio a esse cenário, a NFC-e foi criada pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) para informatizar e digitalizar a comunicação com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) dos estados para cada venda realizada.
A partir da internet, você terá toda a autonomia para acessar as suas NFC-e e fazer o seu controle financeiro com muito mais eficiência.
Abaixo, você confere um vídeo que facilita a sua compreensão sobre o tema:
O que mudou para os postos de gasolina no Espírito Santo?
No dia 4 de junho de 2018, o governador do ES, Paulo Hartung, assinou o Decreto 4.255-R, a fim de melhorar a política de preços utilizada pelos postos de gasolina capixabas.
Com isso, todos os postos de gasolina do estado deverão se adaptar ao novo modelo fiscal da NFC-e a partir de 30 de junho de 2018. Dessa maneira, não será mais possível utilizar os equipamentos ECF para emissão de NFC-e em postos de gasolina no ES
As outras gestões varejistas não sofreram alterações. Elas precisam se adequar até o 31 de dezembro de 2018 ou até que a memória da impressora ECF se esgote.
Como fazer a emissão de NFC-e em postos de gasolina no Espírito Santo?
Você deve entrar entrar no site da Sefaz e fazer a emissão da NFC-e. Ao informar os seus dados, o órgão envia a DANFE NFC-e, que é o comprovante que substituí o antigo cupom fiscal.
Entretanto, vários imprevistos podem surgir durante esse processo, como instabilidades no sistema de emissão. Com isso, você pode perder tempo e não conseguir realizar outras tarefas em seu dia a dia, a fim de solucionar esse problema.
Quem trabalha com um emissor de NFC-e, como o eNotas Gateway, evita todas essas situações. Essa ferramenta faz todo o seu trabalho e lida com as particularidades de cada Sefaz.
Em outras palavras, a emissão de NFC-e em postos de gasolina no ES fica muito mais prática e rápida com uma solução adequada às suas necessidades.
Portanto, não perca mais tempo: entre em contato com a nossa equipe e emita as suas NFC-e “automagicamente”!